Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

BUNKYO DE MOGI DAS CRUZES

Imagem não cadastrada

Sede administrativa do Bunkyo de Mogi das Cruzes

Preservar e divulgar tradições, a cultura, rituais, costumes e valores da comunidade japonesa. Com estes objetivos, um grupo de imigrantes de Mogi das Cruzes criou a Associação Regional da Liga Central do Brasil, na época incluindo Itaquera, Suzano e a região de Guararema, com Kinzaburo Sato como primeiro presidente, e reunindo associações rurais existentes nos bairros da cidade na época.

Como em cada localidade havia uma associação japonesa foi feita assembleia com sete destas entidades, representando 54 pessoas, que montaram uma federação das associações de origem oriental, a fim de unir forças para melhor representar a comunidade e cuidar dos mais diversos assuntos. Um dos objetivos iniciais era trocar notícias que chegavam do Japão, por meio do Consulado Japonês. Como não havia sede própria, as reuniões aconteciam uma vez por mês em uma sala alugada na região central da cidade.

Em 1959, este grupo passou a ser denominado Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes e, em 1977, a diretoria deu início à construção da sede na área da Vila Industrial, com o lançamento da pedra fundamental no ano seguinte, durante a visita do príncipe Akihito e da princesa Michiko à cidade, nas comemorações dos 70 anos da imigração japonesa no Brasil.

Assim, o Bunkyo ampliou cada vez mais seus projetos culturais, esportivos, agrícolas, beneficentes, educacionais e turísticos, promovendo intercâmbio entre o Brasil e Japão. Atualmente, as principais atividades, além da realização do Akimatsuri, o maior evento cultural e agrícola da região do Alto Tietê, incluem origami, dança japonesa, ikebana, cerimônia do chá, undokais anuais, jantares e almoços beneficentes com pratos típicos da culinária, além de aulas na Escola Modelo de Língua Japonesa.

O Bunkyo também tem forte atuação na prática de várias modalidades esportivas, como beisebol, atletismo, judô, kendô, mallet golf, gateball, futebol de salão, entre outras realizadas no Centro Esportivo do bairro da Porteira Preta, com destaque em competições.

Os projetos culturais realizados pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes e Associações ligadas tem o apoio e financiamento da LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

EMPRESAS QUE APOIAM A LIC
plugins premium WordPress