Bio Joe Hirata
Desde cedo Joe Hirata organizava shows e cantava em várias cidades do Brasil. Ele sempre sonhou em ser cantor desde seus 8 anos e seu amor pela música já vinha de família. Seus pais e irmãs já cantavam e o incentivaram na música.
Em 1988 Joe Hirata foi em busca de seu sonho na terra do sol nascente e trabalhou como dekasegui durante 6 anos. Durante este período fez uma letra enquanto trabalhava na linha de produção e disse a sua mãe que um dia lançaria esta música. Dois anos após compor a letra, sua mãe adoeceu e faleceu. Somente 10 anos após sua composição, Joe Hirata conseguiu lançar a sua música intitulada LEMBRANÇAS que faz sucesso até hoje e sempre homenageia a sua mãe em seus shows.
Foi no período que esteve no Japão que Joe Hirata descobriu sua verdadeira identidade. Um nikkey descendente de japoneses com muito orgulho, mas nascido em Maringá-PR no Brasil e entendeu que o "SONHO" sempre foi "DE UM BRASILEIRO"...
Sua grande conquista foi participar do maior concurso amador da canção japonesa, o NHK Nodojiman, organizado pela rede estatal TV NHK. Foram mais de 80.000 pessoas participando e Joe Hirata cantou a música SHINING ON KIMIGA KANASHII e conquistou o título de Campeão (Nippon Iti) da TV NHK e foi o primeiro estrangeiro a vencer na história do Japão.
Iniciou sua carreira profissional em 1998 num grande show realizado em Nagoya - Japão, lançando seu primeiro CD single LEMBRANÇAS. Retornou ao Brasil em 1999 e lançou seu CD álbum SONHO DE UM BRASILEIRO na casa de espetáculo Olympia em São Paulo.
Em 2003 participou da 48o. Festa de Peão de Boiadeiro em Barretos e participou do CD "As melhores de Barretos - Em ritmo de sucesso" com a música VAI, VAI PEÃO, juntamente com cantores renomados como Rio Negro Solimões e Zezé di Camargo.
Se destacou no programa Raul Gil durante 3 meses cantando desde músicas de Jessé a músicas sertanejas e representou a comunidade nipo-brasileira com grande orgulho.
Já fez 8 Turnês no Japão e é um ícone dos brasileiros que lá vivem, por ter sido um dekasegui que venceu e realizou seu grande sonho de ser cantor profissional.
JOE HIRATA realiza shows em todo o Brasil em grandes eventos de Prefeituras e da comunidade japonesa.
Joe Hirata em entrevista no Programa do Jô Soares, onde participou de 2 blocos e cantou 2 músicas misturando o estilo sertanejo com os tambores japoneses.
Participou no programa da HEBE CAMARGO juntamente com sua banda e o grupo de Taiko Ishindaiko na presença dos cantores sertanejos Guilherme e Santiago, cantando a música RAÇA E GINGA MISTUROU que misturou o estilo sertanejo com os tambores japoneses.
Em 2009 lançou o novo CD Edição Especial - Músicas Japonesas - Vol.2, em comemoração aos 10 Anos de carreira, homenageando a comunidade Nipo Brasileira que sempre o apoiou.
Em 2011 lançou seu último CD Edição Especial - Músicas Japonesas - Vol.3 - Orchestra. É o sétimo CD de sua carreira e Joe Hirata fez a direção artística e produção musical deste CD com muito carinho, escolhendo um repertório de sucesso e fazendo os arranjos orquestrados, deixando as músicas com um toque especial.
Já realizou 3 shows em Cruzeiros Marítimos no MSC Orchestra (2012) e MSC Magnífica (2013 e 2014) com grande participação do público presente.
Em 2015 comemorou 17 anos de carreira e lançou seu 8º CD que é o CD Edição Especial – Músicas Japonesas Vol.4 – Moments, onde fez um grande show no palco da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa em São Paulo-SP, com uma super produção e grande participação do público.
Em 2016 participou do Programa do Danilo Gentilli da TV SBT, falando de sua carreira musical no Brasil e Japão.
Em 2018 participou do vídeo clipe da dulpa Matheus e Kauan com a cantora Anitta na música “Ao vivo e a côres”.
Em 2018 a comunidade japonesa no Brasil comemorou 110 Anos de Imigração e o cantor Joe Hirata compôs a música e produziu o vídeo clipe “ARIGATÔ BRASIL” que foi a música tema oficial das comemorações no Brasil e no Japão.
Foi uma grande produção musical com o vídeo clipe que tem a mistura de estilos de instrumentos musicais tradicionais japoneses (shakuhachi com Shen Ribeiro, taikô Réquios Gueinô Dokokai Eisá, taikô Ryukyu Koku Matsuri Daiko e taikô Wadan), sua banda, a escola de Samba Águia de Ouro, conjunto de cordas e coral da BSGI, dança Awaodori, dança de Okinawa, dança Kasaodori e dança bom odori, mostrando que a música une todas as culturas.
O vídeo clipe já ultrapassou mais de 1 milhão de visualizações.
Em 2020 Joe Hirata foi intérprete e também participou da produção musical da música “Laços de amizade” em comemoração aos 30 Anos da comunidade brasileira no Japão, que foi um projeto do Maurício de Souza e a Turma da Mônica, lançado simultaneamente no Japão e no Brasil.
Com 24 anos de carreira é considerado um dos maiores representante nipo-brasileiro no cenário musical no Brasil e Japão e conquistando cada vez mais admiradores.
JOE HIRATA quer mostrar que além de ter orgulho de ser um descendente do Sol Nascente é também um intérprete da música brasileira...